terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Renuncia ou não?


Os fortes boates que permeiam a política em Caucaia sobre uma possível renúncia do atual prefeito Dr. Washington em favor de seu vice prefeito, Coronel Paulo Guerra ecoam por toda cidade. Ainda no jogo político caucaiense, essa decisão contribuiria mais uma vez para fortalecer Lia Gomes na corrida eleitoral. A então pré candidata que se afastou do atual governo municipal para não manchar sua candidatura, comporia a chapa em 2016 com o atual vice prefeito Paulo Guerra que seria apontado como vice da irmã dos Gomes, conforme os boatos. O que se sabe é que o ego inflamado (maior característica do atual gestor) seria o maior empecilho para que o boato tivesse fundamento, pois muitos conhecem a pessoa do prefeito e sabe que tal ação não é do feitio do dito cujo. No mais, é aguardar cenas do próximo capítulo da novela: Eleições 2016.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ei seu prefeito, cadê o estádio municipal?

São sete anos de "desadministração" na prefeitura de Caucaia. Isso mesmo, não bastasse o abandono em áreas prioritárias como a saúde, o atual administrador tirou o último mandato "concedido pelo povo" para trabalhar em causa própria. Nesses sete anos comandando o governo municipal, teve a proeza de acabar com a única praça de esportes do município. Tá certo que a secretaria de esportes é um excelente cabide de empregos para seus aliados e o ministério público e os vereadores (fiscalizadores das leis) fazem vista grossa. Desafio qualquer munícipe "conquistar" uma bola de qualquer esporte naquela pasta, tampouco patrocínios que engrandeçam nosso esporte. Pois bem, o estádio Raimundo de Oliveira localizado no bairro Vicente Arruda já teve várias datas de entrega estipuladas pelo Governo Municipal, inclusive a última promessa que seria inaugurado em 15 de outubro, data de aniversário do município, mas até agora nada de bola rolando ali. Estamos no aguardo desta entrega, desculpas não são mais cabíveis, nem os estádios para a copa do mundo demoraram tanto a serem entregues, imaginem aquela discreta e necessária praça de esportes. Talvez a população tenha acordado e comprovado que administradores de dois mandatos, independente de quem seja, é uma péssima escolha para o caucaiense.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

AGORA É OFICIAL: LIA GOMES RETIRA PRÉ CANDIDATURA

Os bastidores da política cearense tiveram reflexo nas decisões em Caucaia para as eleições vindouras. Os políticos amanheceram "animados" com decisões estratégicas tomadas por caciques da elite do estado. Logo cedo, o prefeito usou a tribuna da Câmara Municipal para retirar seu nome da mídia, enfatizando que não apoiará nenhum nome à corrida municipal. Mais tarde, Lia Gomes, então candidata do prefeito, retirou-se do pleito de 2016 oficializando a decisão através de seu perfil em rede social. No entanto, não podemos nos enganar com achismo de que se tratam de decisões que priorizem o povo. Claramente, podemos notar que decisões como estas estão inseridas em um contexto político muito mais abrangente que o município. Cogita-se que os Ferreira Gomes, podem apoiar candidato do PT (Partido do Governador) lançando candidato da sigla em Caucaia em troca de apoio por prefeituras no interior do estado ou, Lia Gomes teria retirado sua candidatura apenas para não "queimar" antecipadamente seu nome como no caso da infeliz colocação de seu irmão Ciro. Muita coisa ainda irá acontecer até 2016, apostar em algum candidato é loteria, mas, o que se pode afirmar é que retirar do poder o atual grupo do prefeito atuando ao lado do Governo do Estado, vai ser tarefa difícil para os postulantes em 2016. Façam suas apostas. 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SILVIO NASCIMENTO É A BOLA DA VEZ

Como de costume, com a aproximação do ano eleitoral, especulações e rumores tomam conta dos bastidores político por todas as partes e em Caucaia não é diferente. O nome de Silvio Nascimento, atual presidente da Câmara de Caucaia ganha força para compor uma chapa majoritária em 2016. Silvio tem o perfil agregador, está em seu segundo mandato e foi um dos candidatos mais votados do município nas últimas eleições municipais. Com quase um ano á frente do parlamento municipal, agrada vereadores "gregos e troianos" e ao que tudo indica poderá ser reconduzido facilmente ao posto maior do legislativo caucaiense em 2016. O que muito se ventila também, é que um grupo de partidos encabeçados por diversos edis poderia lança-lo candidato a prefeito ou reivindicar o posto de vice prefeito na chapa de pretensos candidatos que já fazem campanha pelo município. Os rumores são fortes e só dependeria dele, Silvio, nortear seu caminho para 2017.

Vote na nossa enquete: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito?

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

QUATROCENTOS DEMITIDOS DA PREFEITURA DE CAUCAIA

A nova lista de funcionários demitidos da prefeitura municipal é o assunto em pauta no município. Não só por conter ilustres desconhecidos como também, ter sido a responsável pelo fechamento de secretarias municipais como no caso da secretaria de articulação política, que tinha a frente o ex-vereador pastor Dalmácio, como outros tantos políticos influentes da cidade que também deixaram seus cargos. A alegativa dos gestores é o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal, por isso, a demissão em massa seria um modo de balancear as contas do governo. Fica a dúvida: Se existe tal preocupação com responsabilidade fiscal, para quê se contrata tanto? O curioso, é a quantidade de pessoas que deixaram seus empregos, pois se estima um número de quatrocentos demitidos que inflavam a folha de pagamento. 

domingo, 26 de julho de 2015

IRREGULARIDADES FINANCEIRAS NO IPMC SÃO VERÍDICAS E ESTÃO SENDO APURADAS PELO TCM

As conversas políticas na atualidade em Caucaia passam pelo Instituto de Previdência do Município - IPMC, tendo em vista que o atual gestor do instituto postula-se como prefeiturável em 2016. Nos últimos dias um deputado federal pelo Ceará, denunciou supostas irregularidades naquele instituto e solicitou do TCM maior atenção na apuração dessas irregularidades na previdência municipal. Em contrapartida, o gestor da pasta, se pronunciou em alguns veículos de imprensa do município apresentando documentos que comprovariam a regularidade das contas. A situação se torna interessante justamente pela publicação dos fatos na mesma época em que o presidente do instituto anuncia sua pré candidatura à prefeitura municipal, como se algo ou alguém não fosse  simpático à uma candidatura do presidente. De certo que, essa investigação traria um enorme prejuízo político ao presidente do instituto em um futuro processo de registro de candidatura como também, ao atual prefeito em uma possível desaprovação de contas de gestão, sem deixar de mencionar os prejuízos aos servidores municipais e população em geral. Para concluir, fica a indagação: Onde estão os vereadores (que são muito bem pagos) responsáveis por fiscalizar a destinação desses recursos?

quarta-feira, 15 de julho de 2015

LIA GOMES ARTICULA APOIO DE PARTIDOS EM CAUCAIA


 
A Dra. Lia Gomes, pretensa candidata ao Governo Municipal de Caucaia, trabalha fortemente nos bastidores da política no sentido de somar apoio partidário para sua campanha de 2016. Não é mais segredo que a doutora já domiciliou-se eleitoralmente em Caucaia. Agora, munida do apoio do Governo do Estado e de empresários do município, como o português Marcos Correia, trabalha sem fazer alardes junto à chefes partidários da cidade. Lia, já partiu para o corpo a corpo com os munícipes, realizando todos os dias reuniões em diversos bairros de Caucaia, fora suas aparições em eventos da prefeitura municipal. Além de ser a possível candidata do Governo do Estado, Lia Gomes, tem a simpatia dos aliados do atual governo municipal, como também, do empresário citado anteriormente, cujo sua influência, já decidiu as duas últimas campanhas eleitorais em Caucaia. É fato que, Lia já desbanca alguns pré candidatos mesmo estando há um ano da eleição. Se a pré candidata se postar como candidata da situação, também poderá largar na frente tendo em vista a divisão da fatia opositora, devido ao número elevado de pré candidatos que já postulam essa posição no pleito próximo. Ainda é necessário afirmar que, seria do interesse do grupo de Lia Gomes, o elevado numero de candidatos, tendo em vista que possibilitaria, possivelmente, uma vitória ainda no primeiro turno. Portanto, se não haver acordos e união entre candidatos opositores da irmã de Ciro, pode ser que haja uma vitória desta, mais fácil do que se imagina.

terça-feira, 30 de junho de 2015

CONHEÇA O SECRETÁRIO PRIVATIZAÇÃO


O atual secretário municipal de saúde de Caucaia, é adepto das privatizações. Não é de hoje que o ex-vereador vem tentando passar as administrações sob sua responsabilidade à iniciativa privada. Quando secretário de patrimônio,, articulou a criação de parceria público privada, a famosa PPP, que reformaria o Mercado Público Juací Sampaio Pontes e caiu por terra, depois da população reclamar a péssima qualidade das obras. Agora a frente da secretaria de saúde, trabalha para jogar nos braços da iniciativa privada a administração dos hospitais públicos municipais. É verdade que o secretário pegou a "batata assando" mas ele já sabia o que iria enfrentar ao assumir a pasta, ou será se seu interesse seria apenas pelo robusto salário de secretário municipal, tendo em vista que o mesmo não detém mandato? O certo é que o secretário privatização, parte para 2016 enfraquecido, sua popularidade cai aos barrancos, devido a precariedade e o caos que passa a saúde pública no país e em nosso município, enquanto perde importantes aliados como o pretenso candidato à Câmara, seu ex pupilo Beto Martins, Secretário de Patrimônio.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CAUCAIA ESTÁ SEM PREFEITO

Caucaia hoje tem um prefeito de direito mas, não temos um prefeito de fato. Muito foi avisado, falado, especulado. Sabemos que nosso município jamais teve um administrador por 8 anos consecutivos, talvez, agora sabemos o porquê disso nunca ter acontecido. Assim como em nosso país e estado, Caucaia também vive uma crise sem precedentes, isso porque não vemos ações do Governo Municipal em nenhuma parte do município. Nossos fiscalizadores das leis (vereadores) são omissos, o Ministério Público não dá o ar da graça e por isso mesmo, esses ditos governantes permanecem impunes. Nossa saúde está precária, faltam materiais, salários dignos ao servidores e equipamentos. Não se inaugura nada em Caucaia. Em quase 7 anos de mandato do atual prefeito, nenhuma escola foi inaugurada, somente reformas nas que já existiam. O prefeito que apoiou o candidato eleito ao Governo do Estado, vem sofrendo frequentemente com calotes do cambeba que não cumpre o prometido á população de Caucaia, isso tudo, sem mencionar os babões do poder público municipal que desapareceram das mídias sociais. Uma coisa é certa, coitado daquele que vencer o pleito em 2016, pois 2017 irá administrar uma bomba atômica próxima da explosão, nossa cidade está quebrada, sem dinheiro para aplicar nas áreas mais necessitadas e cheia de empréstimos para pagar, pois "nossos" vereadores aprovam todos os dias diversos financiamentos que afundam as finanças de Caucaia e o "nosso" prefeito reza todos os dias para que esses últimos anos de seu mandato passem mais lentamente para que ele possa ter mais tempo para "afanar" nosso dinheiro. 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MICRO ÔNIBUS DA EMPRESA VITÓRIA VIRA LATA DE SARDINHA EM HORÁRIOS DE PICO

Não é de hoje que a detentora do monopólio no transporte público de Caucaia, Empresa Vitória, uma das empresas de transportes mais ricas do Estado do Ceará, trata seus usuários de forma descriminada e desumana. Como se não bastasse os horários do itinerário irregulares que só eles entendem, o trabalhador tem que se submeter a enfrentar ônibus minúsculos, lotados e com funcionário sobrecarregado, fazendo o serviço de motorista e cobrador ao mesmo tempo em linhas de grande movimentação como Araturí, Metrópole e Jurema/Parque Potira. Fica a dúvida: Se a passagem da passagem da linha municipal é o mesmo da linha metropolitana, será que a arrecadação não é a mesma? ou será que as despesas são maiores que justifique a colocação de ônibus de tamanho "normal". Certamente, o munícipe que transita dentro da cidade paga o mesmo valor daquele que entra ou sai, então nada mais justo que servir igualmente seu usuário pagador de impostos. Isso não se vê, pois os políticos da nossa cidade possuem bons veículos e não necessitam do serviço.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CAUCAIA VIVE MAIS UMA VEZ CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

Não é de hoje que a saúde pública municipal está a mingua, acompanhando a situação precária que se encontra a rede estadual, desta vez a batata quente caiu nas mãos do secretário Deuzinho Filho, que há pouco mais de dois meses assumia o comando da pasta municipal. Conhecido por seu trabalho e determinação, o secretário tem enfrentado sérios problemas no conduzir dos trabalhos, pois encontrou os "cofres" vazios, pondo a prática de seu planejamento a findar. A falta de cuidados com a área da saúde, tem sido marca registrada na administração do prefeito médico, que acerta em alguns pontos mas tem grande relevância na parte negativa de sua administração que entra em sua sétima primavera. Não é aceitável que uma população de quase 400.00 mil habitantes conte apenas com dois hospitais sucateados e quase sempre inoperantes. Mais uma vez, suplicamos ao Governo Estadual que tantas outras vezes interveio e solucionou diversos problemas em nosso município como no caso da instalação da UPA.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

2015 DETERMINANTE PARA 2016

Foto pode se tornar cartaz de campanha. Deuzinho Filho, Secretário de Saúde Municipal,
desponta como provável vice, em uma possível formação de chapa para 2016. Fonte: Facebook
A política caucaiense inicia o ano bastante movimentada com a posse do novo Governador Camilo Santana. Isso porquê a adesão de novos aliados de nosso município ao Governo Estadual ainda no segundo turno das eleições estaduais mexeu com várias vertentes da política municipal. Naumi Amorim, Deputado Estadual eleito e Inês Arruda que ficou na suplência, também fazem parte da base governista, juntando-se ao Governo Municipal que já integrava esse grupo. Somando a tudo isso, vemos uma importante figura ganhar notoriedade em nosso território municipal, trata-se de Lia Gomes, irmã dos ex governadores, aparece incisivamente nos eventos da administração municipal, eventos sociais e outros. Integrante do PROS, Partido do Prefeito de Caucaia e do agora Ministro Cid Gomes, Lia surge como opção para a Prefeitura Municipal de Caucaia em 2016. Nota-se que a mesma vem ganhando espaço nas ações do Governo de Caucaia com aparições e discursos nos mais variados eventos. Ventilou-se e ainda não está descartada, a indicação de seu nome para ocupar uma secretaria, pois isso traria maior notoriedade a irmã de Cid e Ciro. Lia aparece como um nome provável a suceder o atual prefeito, sendo possivelmente opção de consenso entre os prefeituráveis aliados de Camilo. Ela desponta a confiança do atual administrador e reforça a união Estado/Município dos últimos anos.